Certa vez, um cavalo e um burro trabalhavam juntos em uma fazenda. O cavalo estava descontente com a quantidade de trabalho que realizava e reclamou ao burro, dizendo que estava exausto e queria trabalhar menos.
O burro, com simpatia, aconselhou o cavalo a se fingir de doente para que o fazendeiro percebesse que ele estava sobrecarregado e o aliviasse de suas tarefas. O cavalo seguiu o conselho e começou a agir como se estivesse doente, recusando-se a trabalhar e parecendo fraco e abatido.
Preocupado com o cavalo doente, o fazendeiro começou a usar o burro para realizar as tarefas que eram do cavalo. O burro, inicialmente satisfeito por ter menos trabalho, logo percebeu que estava trabalhando mais do que nunca, pois agora ele tinha que fazer o seu próprio trabalho e o do cavalo doente.
Posteriormente, o burro ficou ressentido com o cavalo e a amizade entre os dois ficou comprometida.
Moral:
Ao não pensar nas consequências do seu conselho, o burro prejudicou a si mesmo. A história nos lembra que a falta de consideração das consequências pode resultar em problemas para todas as partes envolvidas. Portanto, tenha cuidado e responsabilidade ao aconselhar e agir.
Veja mais fábulas para contar na hora de seu filho dormir
Cigarra e a Formiga - Versão resumida de Esopo, traduzida por Ruth Rocha em 2010
Rapunzel - Irmãos Grimm
Nenhum comentário:
Postar um comentário