Certa vez, dois amigos estavam viajando juntos por uma floresta. Enquanto estavam na mata, um enorme urso selvagem apareceu repentinamente diante deles. Os dois amigos ficaram apavorados e correram para escapar do urso.
Um dos amigos, sendo mais ágil, conseguiu subir em uma árvore e se esconder nas copas. No entanto, o outro amigo, que não era tão rápido, não teve tempo de subir na árvore e, em vez disso, se jogou no chão e fingiu-se de morto, na esperança de que o urso o ignorasse.
O urso se aproximou do amigo caído, cheirou-o e pareceu farejar sua respiração. Por um momento, o amigo fingindo-se de morto segurou a respiração, com medo de que o urso o atacasse.
No entanto, o urso, não vendo nenhuma ameaça do amigo fingindo-se de morto, afastou-se e foi embora. O amigo que se escondeu na árvore desceu e se juntou ao amigo que sobreviveu.
O amigo que se escondeu na árvore perguntou ao que fingiu-se de morto: "O que o urso cochichou em seu ouvido enquanto estava perto de você?" O amigo respondeu: "O urso me disse para ser cauteloso com amigos que fogem quando você mais precisa de ajuda."
Moral: A moral da fábula “O Urso e os Viajantes” é que, em tempos de perigo e adversidade, é importante contar com a amizade e o apoio dos outros. Amigos verdadeiros ficarão ao seu lado quando você mais precisar de ajuda, e essa fábula destaca como a lealdade e o apoio mútuo são valores inestimáveis.
Veja mais fábulas para contar na hora de seu filho dormir
Cigarra e a Formiga - Versão resumida de Esopo, traduzida por Ruth Rocha em 2010
Rapunzel - Irmãos Grimm
Nenhum comentário:
Postar um comentário