Certa vez, uma raposa convidou uma cegonha para jantar. Ela queria provar sua sagacidade e decidiu preparar uma sopa deliciosa para o encontro. No entanto, a raposa serviu a sopa em pratos rasos, o que a permitiu lamber e desfrutar, mas a cegonha, devido ao seu longo bico, não conseguiu comer nada.
A cegonha, apesar de ficar com fome e sentir-se desrespeitada, manteve sua compostura. Ela agradeceu à raposa pelo jantar e convidou-a para jantar em sua casa no dia seguinte.
No dia seguinte, a cegonha serviu à raposa uma sopa em jarros altos e estreitos. A raposa não conseguia alcançar a sopa com sua língua e ficou frustrada e faminta.
A cegonha explicou à raposa que agora ela entendia como se sentira no jantar anterior, quando não conseguira comer a sopa. Ela mencionou que o jantar deveria ser uma experiência agradável e igual para ambos, e a raposa percebeu sua lição sobre humildade e empatia.
Moral:
A moral da fábula “A Cegonha e a Raposa” é que a empatia e a consideração pelos outros são virtudes importantes. Ou seja, trate sempre os outros da maneira que você gostaria de ser tratado.
Veja mais fábulas para contar na hora de seu filho dormir
Cigarra e a Formiga - Versão resumida de Esopo, traduzida por Ruth Rocha em 2010
Rapunzel - Irmãos Grimm
Nenhum comentário:
Postar um comentário